web analytics

Benditas Crises

Uma crise pode ser uma coisa boa

Momentos de aprendizagem

0

As situações que nos pegam de surpresa geralmente nos deixam em choque. Dificilmente temos a melhor das reações nesse momento. Se não se pode reagir coerentemente, a sugestão para essa emergência é: não reagir de acordo com o primeiro impulso. Esse impulso costuma ser violento e de intensidade muitas vezes superior ao que o fato exige.

Respire fundo, deixe passar, e depois de extravasar a raiva ou frustração em particular (se for preciso), passe à fase de avaliação: o que aconteceu? o que eu esperava? o que foi dito? qual teria sido a melhor coisa a fazer?

Não pense nessas coisas planejando sua vingança, nem para se punir por ter reagido mal ou por não ter reagido. Essa análise é para colocar os fatos em perspectiva, avaliando sua real importância no quadro geral e não de acordo com a reação que lhe causaram interiormente.

Considere o ponto de vista dos outros, não fique supondo que pensaram ou que imaginaram ou que supuseram… Aprenda a ser mais objetivo, mais equilibrado, menos vítima, menos “o centro de tudo”.

Se você não aprende com as situações, terá desperdiçado toda sua vida sem conseguir ser melhor. Disponha-se a isso!

E então, o que você achou?

  •