web analytics

Benditas Crises

Uma crise pode ser uma coisa boa

O que você espera de Deus?

0

Essa é uma causa de nossas crises. Muito de nosso sentimento de estar perdido, sem direção, sem saber o que fazer, está radicado nisso: o que você espera de Deus?

Interessante é ver que algumas pessoas ficam mudas, como que pensando: “…mas, afinal de contas, o que eu quero de Deus, mesmo? nunca pensei nisso!”

Ficamos como boiada disparada atrás de… atrás do quê, mesmo?

Tanta pressa, tanta coisa a fazer… para quê, mesmo?

Estou correndo atrás do quê?
Qual o objetivo disso?
Qual o sentido da minha vida?

É espantoso, mas raramente temos uma resposta imediata a essas perguntas, simplesmente porque não pensamos nisso!

Fica um vazio, é claro: instintivamente buscamos um sentido nas situações, mas neste envolvimento cego nos afazeres, na satisfação de necessidades – até as mais urgentes e legítimas -, perdemos alguma coisa. Perdemos o objetivo, o sentido.

Acontecendo isso, perdemos o centro da questão, o Norte que indica o caminho a seguir. E aí já nem sabemos o que queremos de Deus: queremos uma noite bem dormida, uma comida gostosa, a cura de uma doença, a solução de um problema… O que esperamos dEle?

E a questão se complica, porque se não sabemos o que esperamos de Deus, é porque não esperamos nada dEle: não contamos com Ele! No nosso envolvimento cego nas coisas, nos problemas a resolver, nas questões urgentes, Ele não importa! Não temos tempo de vê-lO, ouvi-lO… e se Lhe falamos, só Lhe oferecemos uma lista de petições vazias, porque são extremamente sem importância, por mais urgentes e necessárias que nos pareçam. Não perguntamos mais a Ele o que devemos esperar dEle!

Pior ainda, nessa situação Deus acaba Se tornando apenas um detalhe. No menos grave dos casos, talvez Se torne para nós o tão citado gênio da lâmpada, que tem por obrigação nos atender os pedidos, sempre, para que um dia seja enfim libertado da servidão aos homens!

Nesse momento, a graça de Deus nos lançará numa crise, numa bendita crise que nos pare nessa corrida desabalada para o nada, e nos abra os olhos para que paremos de esperar soluções e coisas de Deus… e nos demos conta de que o melhor a esperar dEle Ele mesmo.

E então, o que você achou?

  •